O que estou fazendo?

    follow me on Twitter

    quarta-feira, 10 de junho de 2009

    Óia o Arraiá!

    Junho! Clima de festança, São João e tudo mais.


    Quando eu era pequeno, gostava muito da festa junina, era a minha chance de ter um bigode igual o do meu pai e também de descolar um par, nem que fosse por um dia. O bom de estudar na escola pública era que não precisava esperar até junho, tinha quadrilha o ano todo.

    Ainda me lembro das musiquinhas que a gente ensaiava, do chapéu de palha e dos remendos nas calças. Sempre tinha a quadrilha, o noivo, a noiva, e o padre. Este último sempre sobrava pro gordo nerd e chato, já que nenhuma das meninas queriam dançar com ele. Não, eu nunca fui o padre, mas hoje penso que com tantos meninos por perto, um padre naquele meio seria o personagem com mais chances de se dar bem.


    O engraçado era a noção que tínhamos do "Povo Caipira": Desdentados, bigodudos, com roupas remendadas e chapéu de palha. Quando eu ia pro interior, via que não tinha muito a ver, a não ser por umas tias que sim, eram bigodudas, ninguém se vestia daquele jeito. Na verdade, meus primos do interior usavam camiseta Big Johnson e Le Cheval que acendia a luzinha no calcanhar. Tremendo preconceito achar que o povo do interior andava desdentado e remendado. Na verdade a quadrilha parecia mais uma reunião do MST do que uma dança de caipiras: "Olha a terra improdutiiiiiva! É mentiiiiira!"


    Da última vez que fui pro interior, não vi nada daquilo nas festas. O que eu via era um gol quadrado com o porta malas aberto,  som bombando na pracinha da igreja, tocando Funk enquanto as "caipiretes"dançavam e rebolavam por ali. Não se parecia em nada com a nossa dancinha de quadrilha inocente. 


    Tinha uma música de festa junina que eu nunca entendia:


    "Capelinha de Melão é de São João/ É de cravo, é de rosa, é de manjericão."


    O que seria uma capelinha de melão? Ou uma de cravo...de manjericão? Você já viu alguma capela de manjericão? De onde é que tiraram isso? Inexplicável!


    Outra música sem sentido:


    O balão vai subindo/ Vai caindo a garoa/ O céu é tão lindo/ A noite é tão boa. 


    Se está garoando, como o balão está subindo? O balão vai molhar e não vai subir! Fato! E como o céu está lindo e a noite boa com garoa? A garoa vai apagar a fogueira, vai borrar as maquiagens, vai molhar as capelinhas de melão, vai acabar com a festa!


    Uma última dúvida: Em toda festa caipira sempre tem  "Pau de Cebo". Será que esses caipiras não tomam banho não? Que nojo!


    Óia o fim do post!!! É verdaaadeeeee!






    3 comentários:

    1. Ow pq vc não deixa um pouquinho mais desatualizado hein?

      ResponderExcluir
    2. Depende do lugar Patrick.
      Tem interiores que sempre as pessoas que vêm da roça pra cidade estarão usando camisas xadrez, o bigode o chapéu de palha pra tirarem quando entrarem na igreja. Eu já vi muito MUITO MESMO no interior de MG.
      Me inspirei no estilo stand up escrito que vi no teletube e fiz um no meu humilde blog.
      http://www.saideira.tk sobre a lei de murphy na farmácia.

      o teclado tá sem funcionar no navegador por isso ñ mandei o link copiado.

      ResponderExcluir